"A vida é um eco! Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo"
(Fernanda Braga)
Ao mesmo tempo que, é claro que colhemos tudo que plantamos, parece desumano quando temos que admitir que esta colheita é inevitável. Tentar assessorar alguém que está passando por uma fase ruim em virtude disso, só adia algo que deveria ter acontecido há muito tempo: aprendizado.
De que adianta as experiências passadas na vida se não se aprende com elas? Tenho dito à exaustão aqui no blog, sobre como as pessoas preferem permanecer em sua zona de conforto porque sempre tem alguém que vem e estende a mão para "ajudar"; porém a maior ajuda que podemos dar à alguém que está colhendo o que plantou (e se percebe que continua semeando errado!) é deixar que, de uma vez por todas passe o que tem que passar para aprender a lição que a vida tem a ensinar! Assim prosseguir e adquirir a maturidade necessária para não passar por aquilo novamente.
Pode soar frio mas, amor também é dizer não!
Como, por exemplo, ensinar os filhos a lutar por si só pelo que querem, serem independentes, serem pessoas de sucesso; no entanto o maior legado que podemos deixar para eles é a construção de valores que os permitam segurar as rédeas das próprias vidas em suas mãos! Deixar com que lutem suas próprias lutas para então, nos concentrarmos em nossa guerra particular.
De fato, cada um DEVE ser responsável e responsabilizado pelas decisões e atitudes que tomou ou deixou de tomar.
É obrigação de todos nós adquirir maturidade suficiente para lidar com as consequências dos nossos atos e principalmente omissões!
Tenho dito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário