sábado, 22 de setembro de 2012

A Definição

Buscando um modo apurado para descrever uma amizade verdadeira fui conduzida à um longínquo passado. Numa época em que essa relação tão estreita recebia o mérito que lhe compete. Haviam muitos colegas é verdade mas,  para chamar de amigo há muito mais sentimento envolvido.
Aristóteles definiu bem o sentido da amizade quando declarou que "um amigo é uma única alma habitando dois corpos", concordo plenamente e hoje compreendo quão profunda a essência desta frase; e quem pode dimensionar a supremacia desse sentimento? 
Com uma facilidade leviana rotulam com esse título qualquer pessoa que se aproxima e que se julga conhecer. Essa superficialidade me enoja de uma maneira indescritível! Ser a pessoa na qual o outro confia demanda uma sintonia inexplicável que o próprio universo se encarrega de fornecer; é estar conectado, sentir, pensar, conhecer e entender sem julgamentos. Essa fraternidade implica em uma reciprocidade sem cobranças, sem expectativas vazias porque se sabe que  a afinidade que os une excede qualquer conceito gerado pela sociedade inútil e intelectualmente ociosa em que vivemos. O amigo eleva seu ego porém te corrige quando está errado, te dá apoio nas horas difíceis e te ouve chorar quando nada mais pode ser dito, cuida da sua dor de cabeça e da dor de uma perca também, faz você extrair o melhor de si mesmo, te incentiva a superar o que se julgava impossível, ajuda a entender os questionamentos da alma, é aquele que diz: Adapte-se ou morra! rs, é aquele que te xinga de uma forma tão carinhosa que é como se estivesse te elogiando; Podem até se desentender mas sempre acabam por esquecer pois há algo maior que os faz sentir segurança e certeza. Há quem observe e critique por não conceber a idéia dessa empatia intrínseca. Enfim, o amigo é aquele que te vê sofrendo e não suporta ficar calado, é aquele que movido de íntima preocupação procura te direcionar com o olhar de quem vê de fora porque o seu bem-estar é fundamental pra sua própria existência. 
Quem tem uma rara criatura dessas em sua vida pode ter certeza de que nunca se sentirá completamente só em sua caminhada porque mesmo sem palavras se pode sentir a presença do outro ao lado prestando auxílio, dando guarida, amparando seus pensamentos mais obscuros e compreendendo o vórtice de sentimentos que se expande cada vez mais dentro de si mesmo.

A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz.
A amizade é um amor que nunca morre.
Mario Quintana

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Incógnito

Fabulosa mente humana; que incrível aptidão tem de nos surpreender! Num instante se tem certeza de tudo e minuto seguinte já não se está convicto de nada!
E que decepção se tem ao ver que o presente não é o futuro para o qual se preparou, no qual desejou intensamente estar! Ninguém considera o fato de que anos poderão se passar sem que nada de emocionante ou decisivo aconteça em suas vidas. Realidade enérgica que nos causa veemente frustração.
Pessoas que vem e se vão, sem ao menos saber da importância (ou falta dela!) em nossa vidas! Quantas delas nós expulsamos de nossa senda por medo e insegurança?! Até que ponto vale a pena se negar a felicidade (ela existe realmente ou seria apenas um espectro projetado por mentes menos evoluídas?) ou aderir à ela numa entrega sem precedentes que pode se tornar letal?!
Médico e monstro conflitam de forma incessante entre si travando um combate sanguinolento pela sua alma.
De onde vim e pra onde vou, se estou agindo da maneira correta afinal , são apenas alguns dos demasiados questionamentos que provavelmente nunca serão respondidos.
Algumas vezes agimos como crianças atemorizadas e sem limites porém, num estado geral somos controlados por uma força severa que vem de dentro e nos impede de cometer as atrocidades das quais o monstro se alimenta. 
Quem pode dizer qual é o caminho certo a seguir?! A questão aqui é que a verdade pode ser muito relativa e sofrer tanta influencia do meio quanto a forma de pensar. O homem, de acordo com seu caráter adere à opiniões hipotéticas e acreditando piamente nelas pode causar tragédias ao tentar implanta-las na mente de outros. Não existe uma verdade absoluta isto é, ninguém pode dizer que o outro está completamente errado só porque a verdade dele difere da sua. Deixar de acreditar em algo e mudar de opinião não denota fraqueza, pelo contrário já dizia Barão de Itararé "pior é não ter idéia pra mudar", ou então podemos aceder aos extremistas que andam por aí tentando a todo custo impor suas crenças. 
Estar indeciso é momentâneo e é privilégio dos que pensam, permanecer indeciso é para fracassados!
Gosto de pensar sozinha, gosto de pensar junto mas, só EU decido o que guardar. Me reservo este direito e ninguém poderá tira-lo de mim.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ruína

Já amaste desesperadamente? numa entrega alucinada, na ânsia de ser e fazer feliz o amado?
Já amaste cada gesto, cada olhar, cada palavra, cada mentira dita baixinho ao pé do ouvido?
Eu já amei, sim amei alguém que que não me deu valor e não era digno de toda devoção que dediquei. Já amei intensamente um menino assustado porque conseguia perceber por sob aquela falta de maturidade.
Amei cada segundo porque cuidava estar diante do homem da minha vida. 
Mas sabe o que vem depois? Violentamente a realidade que você se negava a aceitar lhe é incutida com um vigor extremo e nesse surto de realidade lhe desvendam os olhos e passas a enxergar claramente que SOMENTE VOCÊ quis, lutou, desejou, deu o sangue num campo de batalha por algo que apenas exauriu as suas forças e dizimou a capacidade de crer!
Por fim a mente estabelece um bloqueio automático que determina que a entrega jamais será algo bom, embora seja isso que todos nós buscamos incessantemente, algo que nos tire os pés do chão, nos coloque em órbita. 
Pergunta-se: - À quem dará o controle do seu coração se nem mesmo és capaz de domina-lo?!

What goes around comes back around dear! Seria bom que todos que vagam pelo mundo às custas do sofrimento alheio compensassem em dobro todas as lágrimas que fazem com que pessoas como eu se tornem quimeras descrentes no amor! 

É muito empenho não reconhecido! A nossa ambição é despertar no outro o desejo de ser uma pessoa melhor e evoluída! Mas ninguém almeja seguir este árduo caminho mesmo atinando que é a escolha mais honrada  a se fazer; se negam e nos negam a felicidade por algum fator que ainda desconheço mas que agora já não faz a mínima diferença!
Nós tornamos misantropos recolhidos à própria solidão; com aversão quase que natural à relacionamentos e à compromissos num geral (por seria diferente desta vez afinal?!); aceitando e supondo que merecemos todas as adversidades a que fomos submetidos mergulhamos num mar de auto-comiseração, o que com certeza será fatal!
O que difere e determina o certo e o errado? Gostaria muito de saber!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Insatisfeitos Com Razão!


Flui como uma fonte maldita sobre a humanidade, uma chuva de egoísmo fazendo-os ficar encharcados com essa água pérfida. Caminham absortos em si mesmo, como que em uma hipnose coletiva sem se perturbar com o desespero agonizante de seu semelhante. 
Diria pois que aquele amor fraternal supracitado na Bíblia está a um passo da extinção completa, há uma indiferença evidente para com o próximo, exceto se houver algo que seja ponto de interesse; quando não, vira alvo da ganância alheia, sentimento altamente destrutivo e avassalador principalmente para quem a sente. Inveja de quê? diriam meus companheiros; o diferente é detectado automaticamente pelo subconsciente, respondo com cautela porém com a convicção de que é glória da liberdade encontrada no culto e no oculto que atrai essa torrente involuntária de cobiça. É querer ter o que jamais terão, luz própria! É querer ouvir as vozes que temos por hábito permitir que nos guiem! É querer ser o que jamais serão: como NÓS!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Looking In


Metamorfose


Seria extremamente injusto dizer que minha vida mudou de súbito; olhando de dentro ela sempre foi essa metamorfose constante, uma mutação favorável, uma busca incessante pelo novo, pela aventura de ser; embora no exterior não se vislumbre lapsos de verdade há frequente evolução e expansão intelectual.

Já habitam tantos eus aqui dentro que se torna laborioso distinguir quais características vieram de onde; isso me torna única!
O diferente tende a ser incompreendido na sua singularidade, limitado por outros à uma insanidade reclusa, apenas por estar distante se de seus ideais tão medíocres e mesquinhos.
Qualquer relance de raciocínio pode ser melhor que a tediosa rotina imposta pela sociedade, na qual tudo é ditado pela mídia e suas tendências abusivas e tolas , manipulando as massas que estupidamente seguem o plano diabólico traçado para que não vivam apenas existam, insignificantes e miseráveis, à margem de um futuro promissor.
Povoam esta mera criatura um espírito inquieto que não se contenta com o escasso, uma alma revoltada com tendência natural pelo inaudito e não vê limites para o que possa alcançar e nem onde não possa chegar um indivíduo pensante e consciente do que quer e o que pode conseguir. O que persigo com tanto afinco ainda não pode ser nominado mas tenho convicção de estarei consciente quando obtiver! 
Estar inconformado com a realidade em que se vive, quando esta não atende as suas expectativas, é apenas parte do processo de desenvolvimento humano, aliás pode ser o genuíno prelúdio de ampliação de horizontes e extermínio definitivo de fronteiras delimitadoras do auto-conhecimento.

Ocasionalmente tenho a nítida impressão de estar "perdida" mas, ao deparar com tal situação as reações são adversas e imprevisíveis, aumentando em larga escala a possibilidade de colisão com fatos outrora incógnitos à si mesmo!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Questionar é Viver!



Andei revisitando antigas lembranças, conversando com alguém que instiga meus pensamentos, estimula o meu progresso interior na batalha pelo auto-conhecimento.

Enquanto observo lentamente o cursor piscando no início desta página, imagino como seria
ter o poder de escrever na minha vida o que eu quisesse e também apagar quando bem entendesse. Provavelmente não daria certo haja visto que não sei o que escrever, nem aqui, nem na minha vida!
Tento em vão compreender o que vai pela minha alma, mas vou à passos de tartaruga em busca de um "eu" que se distancia na velocidade de uma lebre. Então, me desespero, me angustio, me debato como um animal preso em uma armadilha, uma rede invisível prendendo meu corpo, ofuscando meus pensamentos, me tolhendo a produtividade mental. 
Sei que há um alter-ego em algum lugar aqui dentro do qual apenas desconfio existência mas, que me conhece e é parte dominante neste jogo macabro onde sou vítima e algoz simultaneamente.
Até que ponto vale à pena viver em sociedade, procurar ser "normal" e se prender à convenções impostas por homens tão imorais quanto corruptos?! Não é justo consigo mesmo procurar se enquadrar nesse molde forjado por mãos fraudulentas e de que nada sabem sobre a estrutura ética de um indivíduo.
Questionar é viver! Talvez não melhor do que antes porém, com uma perspectiva diferente, como se houvesse um esperança de liberdade para o ser! Conflitos em meio ao caos da mente pensante sempre existiram e nunca vai deixar de ser assim; ainda bem pois é do caos que provém todas as coisas!
Exijo muito de mim porque busco a perfeição, esta que me fascina e tortura em todo o tempo.
O início do pensamento já é primeiro passo em direção a liberdade plena! E se conhecimento, liberdade e loucura caminham lado à lado, que sejamos todos loucos então, promíscuos e insanos à ponto de ousar se transformar lentamente no que se pensa!
Aos poucos vai se descortinando uma nova faceta daquela que oprime minhas madrugadas insônes e percebo que para ser livre preciso entender e por em prática a exclusão de todos os limites impostos de forma automática.
Acho que ainda não sei me respeitar por completo. Quero demais, exijo uma perfeição que talvez seja inalcançável mas, como precisamos de objetivos, o meu próximo ideal fixo será a abolição de tudo que me amarra. Vou começar aos poucos até chegar a raíz e arrancá-la de uma vez por todas para que nunca mais me prenda ao chão.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desafio

Constantemente me pergunto porque existe tanta dissimulação e hipocrisia entre as pessoas; se todos fossem claros e sinceros com o que sentem e pensam, evitariam um sem fim de problemas.
Se entraria em um relacionamento sabendo exatamente o que esperar e o outro o que receber, sem o falso delírio de que poderiam haver mudanças e progressos ao longo da relação! Casais podem sim mudar um com o outro mas deveriam previamente aceitar de forma integral a idéia de que o outro pode nunca mudar! Namora-se as qualidades do indivíduo mas também os defeitos! Pode conviver em paz com eles? Siga em frente! Caso não é melhor parar por aí para não magoar e não ser magoado. 
O que esperar de uma pessoa que diz te amar mas não dá a mínima, não se importa com com seus problemas nem com nada, é um passivo infeliz ao seu lado?!
Eu sou cheia de defeitos e com certeza não sou fácil de se lidar, nem de longe, mas o que entra em jogo aí é a flexibilidade e o amor de quem me quer e a minha vontade de vencer e ser feliz ao lado desse alguém.
Um relacionamento é uma via de duas mãos, quer seja amizade ou amor, quando você se doa (se a recíproca for verdadeira!) verá que receberá muito mais em troca e nunca se sentirá vazio pois, o amor quando verdadeiro te faz sentir completo!!


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Homem de Honra

Se sentir bem com a própria solidão no momento é estar em paz, no escuro, na cama apenas ouvindo o tilintar leve da chuva fresca batendo no telhado. 
Depois de uma longa e exaustiva batalha a gente aprende a apreciar com mais valia pequenas coisas e momentos, gestos e palavras, olhares e toques; Aprende-se que
depois de muitas batalhas perdidas o guerreiro se cansa e pode até pensar por um breve momento abandonar tudo, porém não desiste, segue todavia lutando agora por algo que lhe seja mais caro; lutar por algo que não vale à pena significa somente, um desnecessário desgaste físico, mental e espiritual, mas o guerreiro não pára jamais pois a guerra da vida nunca tem fim!
Quantas vezes não pararam para olhar o guerreiro e dizer que ele não daria em nada, 
que seria apenas mais um fracassado desgraçado e lançaram sortes sobre sua vida?! Faziam questão de parar o que estavam fazendo para invejar o lutador em combate! No entanto, mesmo depois de uma aparente derrota ele segue de cabeça erguida, leva no peito uma crença no sobrenatural e em si mesmo e uma vez livre do contratempo ele sacode a poeira e avança com determinação, galgando degraus cada vez mais altos, até chegar onde pessoas com bravura e dignas de reconhecimento como ele devem estar!

sábado, 8 de setembro de 2012

Medo de quê?!

O medo faz com que você se perca de si, fique se punindo por coisas que estão além do seu poder de resolução, sofra por antecipação e perca diversas oportunidades que estão na sua frente suplicando para serem aproveitadas!
Se permitir ter medo é natural do ser humano, aliás, é um limite para o qual devemos estar atentos ao menor alerta! Atento nesse caso, significa estar cauteloso e não melindrar-se à ponto de se privar dos prazeres da vida; desde a sensibilidade ao tocar da leve brisa até correr atrás e investir no que ou em quem se tem interesse. Embora esteja intimamente ligado à covardia, o indivíduo acometido pelo medo crônico nunca consegue admitir que algo possa lhe fazer realizado e quando acontece se acha indigno de tal sentimento podendo isolar-se cada vez mais, num gesto auto-destrutivo, até a completa, melancólica e inevitável solidão. 
O medo (principalmente de sofrer!) nos priva de muitos momentos, pessoas e situações que poderiam nos proporcionar certa paz para este espírito aflito que repousa letárgico dentro de cada um, porém se atormenta com uma facilidade quase que fatal para quem tem conhecimento de sua existência.
Quando você tiver a sensação a "felicidade" ou algo semelhante se aproxima, sequestre-o e nunca o deixe ir!
Se permita arriscar pois o mundo pertence aos que ousam conquistá-lo!