Buscando um modo apurado para descrever uma amizade verdadeira fui conduzida à um longínquo passado. Numa época em que essa relação tão estreita recebia o mérito que lhe compete. Haviam muitos colegas é verdade mas, para chamar de amigo há muito mais sentimento envolvido.
Aristóteles definiu bem o sentido da amizade quando declarou que "um amigo é uma única alma habitando dois corpos", concordo plenamente e hoje compreendo quão profunda a essência desta frase; e quem pode dimensionar a supremacia desse sentimento?
Com uma facilidade leviana rotulam com esse título qualquer pessoa que se aproxima e que se julga conhecer. Essa superficialidade me enoja de uma maneira indescritível! Ser a pessoa na qual o outro confia demanda uma sintonia inexplicável que o próprio universo se encarrega de fornecer; é estar conectado, sentir, pensar, conhecer e entender sem julgamentos. Essa fraternidade implica em uma reciprocidade sem cobranças, sem expectativas vazias porque se sabe que a afinidade que os une excede qualquer conceito gerado pela sociedade inútil e intelectualmente ociosa em que vivemos. O amigo eleva seu ego porém te corrige quando está errado, te dá apoio nas horas difíceis e te ouve chorar quando nada mais pode ser dito, cuida da sua dor de cabeça e da dor de uma perca também, faz você extrair o melhor de si mesmo, te incentiva a superar o que se julgava impossível, ajuda a entender os questionamentos da alma, é aquele que diz: Adapte-se ou morra! rs, é aquele que te xinga de uma forma tão carinhosa que é como se estivesse te elogiando; Podem até se desentender mas sempre acabam por esquecer pois há algo maior que os faz sentir segurança e certeza. Há quem observe e critique por não conceber a idéia dessa empatia intrínseca. Enfim, o amigo é aquele que te vê sofrendo e não suporta ficar calado, é aquele que movido de íntima preocupação procura te direcionar com o olhar de quem vê de fora porque o seu bem-estar é fundamental pra sua própria existência.
Quem tem uma rara criatura dessas em sua vida pode ter certeza de que nunca se sentirá completamente só em sua caminhada porque mesmo sem palavras se pode sentir a presença do outro ao lado prestando auxílio, dando guarida, amparando seus pensamentos mais obscuros e compreendendo o vórtice de sentimentos que se expande cada vez mais dentro de si mesmo.
A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz.
A amizade é um amor que nunca morre.
Mario Quintana
Que texto aplaudível! quem tem um amigo sabe que é assim, eu fui agraciado com alguns, de conhecer a fundo e permanecer ao lado! se me perguntarem sobre amizade, já sei que texto recomendar
ResponderExcluirQue todos os nossos amigos possam ser considerados dignos de uma definição assim, pois apenas os que forem poderão ser classificados com verdadeiros!
Excluirconcordo com o Gustavo, muito bom e inspirador o texto. Uso as palavras que Salomão escreveu em eclesiastes 6 14 Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. 15
ResponderExcluirAmigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. 16 Amigo fiel é remédio que cura, e
os que temem ao Senhor o encontrarão. 17 Quem teme ao Senhor tem amigos
verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo.
Esse texto é uma homenagem explícita à todos fiéis amigos que, embora raros, ainda habitam entre nós. Mesmo que por vezes não consigamos distinguir suas qualidades, ele está lá, à espera paciente de uma palavra em reconhecimento à sua fidelidade.
Excluir